PASSOS PARA O FUTURO - 2015 / 2016




Projeto "Nós Propomos" Escola B.S. Passos Manuel 2016

O Projeto "Nós Propomos!" constitui um importante testemunho da vitalidade da disciplina de Geografia por todo o país e da procura da construção de comunidades mais harmoniosas e solidárias.
Porf. Isilda Medroa



Prof. Alfreda Fonseca




"Que mal fiz eu?"



"Que mal fiz eu?
" - é um exercício de rir. Ou sorrir. Ou, apenas, de pensar.
Viver é, também, composto por estes exercícios.
Viver em liberdade é poder perguntar: "Que mal fiz eu?", sem receio de que alguém nos venha roubar o direito de viver.
A comédia incomoda - é como um vizinho de cima que resolve dar prova de de vida a horas menos próprias. Das duas, uma: ou pomos a nossa própria música mais alta ou subimos a escada e nos juntamos à festa do vizinho.
Quem quiser juntar-se à nossa festa poderá ainda fazê-lo nos dias 27 e 30 de Novembro, ou dias 4 e 7 de Dezembro, pelas 11.15 horas, na sala de teatro 2. Mas, atenção! A sala tem uma lotação de 50 lugares.
A turma E do 11º ano espera-vos.
Prof. Fernando Rebelo

PASSOS PARA O FUTURO - 2014 / 2015



Caros Membros da Comunidade Educativa,

A Direção do Agrupamento vem por este meio informar que no próximo dia 4 de junho de 2015, (quinta-feira) vai decorrer a Festa de Encerramento do ano letivo de 2014/2015, denominada "Os sons do Passos 2015 - O encontro da música com a comunidade educativa", para tal todos estão convidados a participar nesta festa que se pretende de toda a Comunidade.

De assinalar que estão previstas diversas atividades a decorrer a partir das 16 horas até às 22 horas.

A Direção do Agrupamento, a Comissão Organizadora e os Parceiros solicitam a vossa melhor atenção para esta situação bem como a vossa presença.

Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,

João Paulo Leonardo


TDS - Os sons do Passos 2015
A Mais Educativa TV não pára!!! E desta vez, foi até à Escola Secundária Passos Manuel, para acompanhar o dia dedicado à música, ao convívio e claro... ao final de mais um ano letivo!



Exposição "Passos na Arte" na Festa de Encerramento do Ano Letivo
 - Autorretratos para "Memória Futura" dos 9º ano turmas A e B -
Participação dos alunos finalistas do 9º Ano B na recepção aos Visitantes da Escola.
Prof. Isabel Martins



  http://festivalsilencio.com/events/tag/lyceu-passos-manuel/
O Festival Silêncio é a celebração da palavra enquanto unidade criativa, veículo do pensamento e da criação. Mais informação AQUI


Espetáculo Woyzeck, de Georg Buchner, da turma  do 11ºE, no âmbito da disciplina de Movimento.
Prof. Alberta Santos



Projeto "NÓS PROPOMOS!"



Projeto "Nós Propomos" Escola B.S. Passos Manuel 2015

O Projeto "Nós Propomos!" constitui um importante testemunho da vitalidade da disciplina de Geografia por todo o país e da procura da construção de comunidades mais harmoniosas e solidárias.




CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO 11º F




Este video foi concebido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo do 11º ano F da Escola Básica e Secundária Passos Manuel com o objectivo de promover o nosso curso!
Alunos do 11º F

Neste vídeo os alunos do 10º ano F do Curso Profissional Técnico de Turismo mostram algumas das atividades em que se envolveram ao longo do ano.
Alunos do 10º F
Parabéns a todos e muitas felicidades!



CLUBE DE CINEMA


No fim de semana de 9 e 10 de Maio decorreu, no Jardim da Estrela e na Fonte Luminosa, a rodagem do filme-ensaio.
Das 9h00 às 18h00 os alunos (do 5ºC e do 6ºF) participaram ativamente, revezando-se nas diversas tarefas (câmara, som, claquette e anotação).
Prof. Ana Calçada e Prof. Isabel Zagalo


Concurso SuperTmatik

Resutados do Concurso SuperTmatik

Divulgação dos resultados obtidos pelos nossos alunos que participaram no concurso SuperTmatik.
Parabéns aos participantes!

 Direção

Seminário Nacional do Projeto "NÓS PROPOMOS!"
1300 professores e alunos na Universidade de Lisboa discutem o território
Realizou-se no passado dia 4 de maio, o Seminário Nacional do Projeto Nós Propomos!, promovido pelos Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, em colaboração com a ESRI Portugal.
Participaram 35 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma dos Açores, num total de 1300 professores e alunos de Geografia, num encontro com uma dimensão inédita no país. Os alunos identificam problemas locais e apresentam proposta de intervenção, no sentido de melhorar a qualidade de vida da comunidade, numa perspetiva de cidadania.
Da parte da manhã, os alunos apresentaram os seus projetos de intervenção, num total de 250, ocupando todas as salas do IGOT e cinco salas da Reitoria, incluindo a Sala de Doutoramentos. Da parte da tarde, realizou-se a Sessão Plenária na Aula Magna, conferindo-lhe um colorido e animação pouco comuns.
Intervieram a Sra. Subdiretora Geral de Educação, o Professor Eduardo Pereira, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa , a Professora Lucinda Fonseca, presidente do IGOT, o Dr. Rui Santos, da Esri Portugal, bem como o deputado Miguel Viegas, do Grupo de Deputados do PCP ao Parlamento Europeu e o vereadores das Câmara Municipais de Sabugal, Sertã, Braga e Seixal.
Foram distribuídos diversos prémios. Como melhor projeto, foi distinguido Roteiro pela Herança Judaica de Castelo Branco, elaborado por alunos da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco; como melhor turma, foi distinguida a turma 11º D da Escola Secundária de Emídio Navarro, de Viseu.

11º Ano Turma C
Na turma 11ºC da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, de Lisboa, foram distinguidas duas alunas, a Sara Costa e a Filipa Verganista, autoras do logótipo do Projeto Nós Propomos, vencedor na edição deste ano.
Estes e outros premiados participarão numa visita a Bruxelas, patrocinada pelo Partido Comunista Português.


Os projetos das escolas participantes estão disponíveis no seguinte endereço  www.nospropomos.igot.ul.pt
O Projeto Nós Propomos! constitui um importante testemunho da vitalidade da disciplina de Geografia por todo o país e da procura da construção de comunidades mais harmoniosas e solidárias.
(autor Prof. Sérgio Claudino, adaptado)


Programa

(Alunos do 9º Ano no Concurso de Leitura Expressiva a partir do minuto 3.30)

CONCURSO DE ORTOGRAFIA E CONCURSO DE LEITURA EXPRESSIVA


Dia 30 de Abril, no Auditório da Escola Passos Manuel, realizou-se uma sessão solene de encerramento das atividades da Semana das Línguas.
Os prémios foram entregues aos vencedores do Concurso de Ortografia e do Concurso de Leitura Expressiva e um certificado a todos os alunos que representaram a sua turma.
Todos estão de parabéns!




“Haja Luz nas Escolas”
Lançamento do Ano Internacional da Luz em Portugal

http://www.ail2015.org

No próximo dia 16 de Março, vai realizar-se o evento simbólico de Lançamento do AIL em Portugal com a apresentação do programa
 “Haja Luz nas Escolas”.


"
CAÇADORES DE NUVENS
"
(PROJETO COMUNICAR - PIE + Clube de Teatro)
2º Período

Caçadores de Nuvens, filmei realizado no âmbito do projeto Comunicar no 2º período, apresentado na ação "Caçadores de Vestígios - aula aberta".
Prof. Ana Carla Gonçalves


EXPOSIÇÃO ARTE - Pintura "à maneira de..."
9º Ano Turmas A e B


No âmbito das Metas/Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano os alunos das turmas A e B desenvolveram trabalhos de Investigação em Tecnologias da Imagem e seguidamente pinturas "à maneira de..." em Educação Visual, enquadrados no programa da disciplina de História.
Os trabalhos estiveram expostos no final do 2º Período, sendo muito elogiados por todos!
Parabéns aos Artistas!
Prof.Isabel Martins


"O PRÍNCIPE NABO"
10º Ano E
Disciplina de Interpretação



No âmbito da disciplina de Interpretação, o 10.º E apresenta o espetáculo O Príncipe Nabo, de Ilse Losa, com encenação da professora Sandra Simões. A estreia foi em 10 de Março e o espetáculo estará em cena até ao último dia de aulas do 2.º período.
Prof. Sandra Simões


VISITA DE ESTUDO MUSEU DO ORIENTE
9º Ano B
3 de Março de 2015

No passado dia 3 de Março de 2015 os alunos da turma B do 9ºano, realizaram, no âmbito da disciplina de Português, uma visita de estudo com o objetivo de conhecer mais sobre a obra dos “Lusíadas”.
Deslocámo-nos a um museu em Alcântara onde fomos recebidos por uma guia que começou por distribuir cinco cartões, e cada um deles continha uma cidade ou país. O cartão que calhou ao nosso grupo foi o da China.
A guia começou por mandar ler o cartão de Lisboa enquanto estávamos cá fora. Era um excerto da obra e depois de lido, tentamos recolher os pontos-chave. Depois disso, dirigimo-nos para o interior do museu.
Quando nos dirigimos para o interior, seguiram-se os cartões da Índia, Japão, Timor-Leste e China, com os quais fizemos o mesmo exercício de recolha dos pontos-chave da história de cada país, como os Lusíadas os haviam retratado.
No final fizemos um jogo: a guia espalhou palavras pelo chão, e nós tínhamos de fazer uma ligação entre elas com o nosso corpo. Nós escolhemos: OBRA, pela salvação da mesma no naufrágio, VIAGEM, que foi feita até à China, e PRATA, que foi o meio de entrada para a China.
Ficámos, com esta visita e jogos, a saber mais pormenores sobre a viagem de Luís Vaz de Camões.

9º Ano Turma B David Ferreira, nº8, David Tavares, n9, Pedro Borges, nº21, Rafael Freitas, nº24 Prof. Manuela Pinto

VISITA DE ESTUDO À SERRA DA ESTRELA
11ºano turma A
20, 21 E 22 de Fevereiro de 2015

Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 2015, a turma 11ºA participou numa Visita de Estudo À Serra da Estrela. Acompanharam os alunos as professoras Orlanda Oliveira (Ed. Física), Mª José Dória (Português) e Alfreda Fonseca (Filosofia e DT), que organizou em colaboração com a Câmara Municipal de Seia.
Os alunos estiveram alojados em São Romão e visitaram o CISE/Centro de Interpretação da Serra da Estrela de Seia, a antiga Central Hidroeléctrica da Serra da Estrela, na Senhora do Desterro em São Romão, atual Museu da Electricidade, o Museu do Brinquedo em Seia, a ainda visitaram o ponto mais alto da Serra da Estrela, a Torre que nesse dia estava coberta de neve e com um vento gélido!
A Câmara Municipal de Seia disponibilizou os transportes e as visitas guiadas aos locais, o que muito se agradece.
Foi um fim de semana memorável para todos os que nele participaram.
Prof. Alfreda Fonseca (Filosofia e DT)

"PORQUE É A TRISTEZA SALGADA?"
11ºano turma E
Fevereiro de 2015

Exercício do 2ºturno do 11ºano turma E: Dramatistas
Titulo: "Porque é que a tristeza é salgada?"
Orientação : professora Inês Nogueira
Aula de Interpretação


Com apresentações em fevereiro de 2015, este exercício é construído a partir de objetos do quotidiano, e a proposta feita aos alunos é "olharem para objetos do quotidiano, com um novo olhar".
 Daí passaram à criação de pequenas estruturas dramáticas que mostram essa reflexão, (que é posta em prática e desenvolvida com a professora) , até chegarmos a um resultado que é mostrado ao público.
Prof. Inês Nogueira


Clube da Cidadania / HORTA PEDAGÓGICA
Ano Letivo 2014 - 2015


O “Clube da Cidadania - Horta Pedagógica” é um projeto que tem por objetivo estimular os interesses dos diferentes alunos envolvidos e conta com a colaboração e envolvimento da comunidade educativa. Permite também uma maior inclusão dos alunos através de um leque de intervenções referentes à sensibilização ambiental.

A horta pedagógica - agricultura, jardinagem, consiste numa atividade de ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares e proporciona aos alunos um contato com o meio ambiente. Pretende o crescimento dos alunos a nível cognitivo - científico e tecnológico, sócio - afetivo e motor. Visa a criação de uma horta, proporcionando aos alunos o contato com o meio ambiente através da realização de algumas atividades agrícolas.
Prof. Maria de Jesus Patrício, Prof. Maria do Rosário Pinto



A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PASSOS MANUEL REALIZOU NO DIA 9 DE JANEIRO DE 2015 UM CONJUNTO DE ATIVIDADES COMEMORATIVAS DO 10º ANIVERSÁRIO DO AGRUPAMENTO, 104.º ANIVERSÁRIO DA REALIZAÇÃO DA 1ª AULA NO ATUAL EDIFÍCIO
 E 178.º ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DOS LICEUS EM PORTUGAL, EM QUE SE DESTACOU UMA SESSÃO SOLENE
  ONDE QUE TEVE LUGAR A ENTREGA DOS PRÉMIOS DE MÉRITO 2013/2014.

104 Aniversário da Escola Passos Manuel - Reportagem Mais Educativa TV

Mais Educativa TV: "No dia em que a Escola Secundária Passos Manuel completou o seu 104º aniversário, foram entregues os prémios de mérito Passos Manuel aos melhores alunos do ensino básico e secundário no ano letivo de 2013/2014."


"MAS BASTA EM TI PENSAR, AMIGO" – um soneto de Shakespeare
(PROJETO COMUNICAR - PIE + Clube de Teatro)
9 de Janeiro de 2015

No âmbito do Projeto Comunicar (PIE+Clube de Teatro), foi realizada a atividade “MAS BASTA EM TI PENSAR, AMIGO – um soneto de Shakespeare”, apresentada à comunidade escolar da Escola Básica e Secundária Passos Manuel no dia do seu aniversário – 9 de Janeiro (2015). Esta atividade consistiu num trabalho que reuniu alunos de várias nacionalidades – Guiné, Marrocos, China, Paquistão, Moldávia, Estados Unidos da América, Bangladesh, Portugal. Os alunos estrangeiros, com o apoio das suas famílias, traduziram para as suas línguas maternas os primeiros e últimos versos do soneto XXX de Shakespeare. Trabalhando depois em conjunto puderam, no final, oferecer à escola um soneto de Shakespeare dito em português, em Inglês (o original de Shakespeare), em árabe, em chinês, em moldavo, em crioulo, em francês, em paquistanês, em “bangladesh”. Todos tinham como subtexto a história que levou à minha escolha deste soneto: Boris Pasternak, o tradutor para russo de toda a obra de Shakespeare, quando estava para ser preso (e talvez fuzilado) durante a época de Stalin foi à Assembleia onde era deputado contrariando os conselhos de amigos que lhe disseram: - Não vás e, se fores, não fales. Pasternak não só foi como falou. Levantou-se e começou a declamar o soneto XXX em russo. Toda a assembleia, de imediato, se pôs de pé e declamou com ele, de cor, o soneto de Shakespeare. Por este motivo Pasternak não foi preso.

O trabalho com os alunos portugueses teve o apoio dos professores Inês Nogueira e João Cabral.
Prof. Ana C. Gonçalves


EXPOSIÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL
PERSPETIVAS CÓNICAS
9º ANO TURMAS A e B
9 de Janeiro de 2015

No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativos a Técnica, os alunos do 9º Ano Turmas A e B desenvolveram trabalhos de representação rigorosa aplicando a linguagem da perspetiva que se apresentaram na Exposição de trabalhos de Educação Visual integrando as atividades comemorativas do 10º Aniversário de Agrupamento, 104º Aniversário da realização da primeira aula no atual edifício e 178º Aniversário da criação dos liceus em Portugal.
Parabéns aos Alunos!
Parabéns à Escola!
Prof. Isabel Martins


"AULA SOBRE O AMOR"  (PROJETO COMUNICAR - PIE + Clube de Teatro)
16 de Dezembro de 2014

O Teatro (os exercícios teatrais) em todas as suas valências é também um instrumento capaz de criar laços, quebrar fronteiras, alertar consciências, fomentar a reflexão e desenvolver o espírito crítico. O Teatro como meio para criar uma comunidade.
Na construção e realização de exercícios performativos na e para a comunidade escolar os alunos estrangeiros da Escola Básica e Secundária Passos Manuel poderão:
►Desenvolver uma relação de pertença e de autonomia no seio da comunidade;
►Desenvolver a aptidão para interiorizar sensações e emoções experimentadas no contacto com o meio, a fim de renovar a relação com o mundo e enriquecer a sua expressão;
►Tomar consciência das potencialidades da linguagem verbal e não-verbal no processo da expressão / comunicação;
►Tomar consciência do meio (espaço e objeto), explorando as suas potencialidades ao serviço da expressão / comunicação.
Tendo-me sido atribuídas horas de atividade no Projeto de Integração Escolar – Resguardo e no clube de Teatro decidi agrupar estas duas atividades num só projeto – Comunicar.
Através da realização de pequenas ações performativas na escola e para a escola com os alunos estrangeiros proponho-me atingir os seguintes objetivos (do projeto): 
►Enquadrar a integração e promover o sucesso escolar dos alunos que ingressam no Agrupamento a meio do seu percurso escolar;
►Promover a integração dos alunos estrangeiros na Comunidade Escolar;
►Fomentar o sucesso escolar dos alunos estrangeiros que ingressaram no agrupamento;
►Desenvolver os sentimentos de solidariedade e de comunhão entre os alunos portugueses e os alunos do resto do mundo;
►Divulgar as diferentes culturas existentes na escola básica e secundária Passos Manuel.

Assim, no âmbito deste projeto, foi realizada a atividade “AULA SOBRE O AMOR”, apresentada à Comunidade Escolar no dia 16 de Dezembro (2014). Esta atividade consistiu no trabalho com a comunidade de alunos nepaleses e alunos portugueses da escola básica e secundária Passos Manuel. Numa primeira fase os alunos nepaleses escreveram, em nepalês,  textos sobre o amor e/ou pesquisaram e trouxeram textos de poetas nepaleses sobre o tema. De seguida, dois alunos nepaleses fizeram a tradução dos textos para português. Numa segunda fase os alunos nepaleses e portugueses (que quiseram juntar-se a este projeto) trabalharam em conjunto utilizando as técnicas do “teatro invisível”.

O trabalho conjunto (alunos nepaleses e portugueses) teve o apoio do professor João Cabral.

Prof. Ana C. Gonçalves


PROJETO "NÓS PROPOMOS!
"



O Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT), em colaboração com a Esri Portugal, promove o Projeto "Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica", apoiado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva.

O Projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local, numa perspetiva de governança e sustentabilidade. Constitui, presentemente, o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas de todo o país.
Logótipo vencedor, criado pelos alunos do 11º Ano Turma C Andreina, Filipa, Rafael e Sara

O Projeto mobiliza o Estudo de Caso, do 11º ano, para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos jovens. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre universidade, escolas, autarquias, empresas e associações.

Em pequenos grupos, os alunos identificam problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência.

Alunos e professores têm sessões com técnicos da Câmara Municipal, que lhes transmitem as principais orientações e preocupações do Plano Diretor Municipal.

Os alunos realizam um pequeno trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram, e fazem a apresentação de uma proposta de solução do mesmo. A Esri Portugal assegura o apoio cartográfico em SIGs.


Em 4 de maio de 2015, realiza-se na Universidade de Lisboa o Seminário Nacional, em que jovens de todas as escolas participantes apresentam as suas propostas e são atribuídas algumas distinções e certificados de participação.

A divulgação prossegue junto da comunidade, frequentemente junto da própria autarquia e algumas das propostas de intervenção dos alunos têm sido assumidas pelas autoridades locais.

www.nospropomos.igot.ul.pt
https://www.facebook.com/nospropomos

(Texto adaptado de Professor Sérgio Claudino Coordenador do projeto)


AGRUPAMENTO BAIXA-CHIADO - BOLETIM DE ATIVIDADES Nº 3



O ÁLCOOL, JOVENS E CONDUÇÃO
27 de Novembro de 2014



Por iniciativa da Associação de Estudantes teve lugar uma sessão de esclarecimento no Auditório da Escola Passos Manuel em 27 de Novembro de 2014 sob o tema "O Álcool, Jovens e Condução", em que foram convidados Joana Reis (Friends Club), Salvador Almeida (Associação Salvador), Daniela Pimenta (Figura Pública) e representantes da P.R.P. (Prevenção Rodoviária Portuguesa).

Fotografias: Prof. Alfreda Fonseca
Prof. Isabel Martins


EXPOSIÇÃO EDUCAÇÃO VISUAL / TECNOLOGIAS DA IMAGEM
ILUSÕES ÓTICAS
9º ANO TURMAS A e B
25 de Novembro de 2014


No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativos a Representação, os alunos do 9º Ano Turmas A e B partindo de obras da sua preferência realizadas por artistas como Maurits Escher, Josef Albers, Victor Vasarely, Bridget Riley, Richard Allen e outros, desenvolveram as suas próprias propostas, que se apresentam.
Parabéns aos Artistas!
Prof. Isabel Martins



DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

20 de Novembro de 2014



Programa


Informação / Programa

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
Aristóteles
Ser inteligente é usar o silêncio para não entrar em brigas desnecessárias.
Clarice Lispector
DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Filosofia, sob os auspícios da UNESCO, nesse sublinhar da “Filosofia enquanto disciplina que encoraja o pensamento crítico e independente visando uma melhor compreensão do mundo e a promoção da tolerância e da paz” e abraçando esse outro acontecimento sob a forma de aniversário da publicação da “Mensagem” de Fernando Pessoa, delineou-se no espírito promover um dia que, pautado pelo despertar de todas as humanas faculdades, seja uma pedra de toque para a consonância do ser pois, lembrando Pessoa: “É a Hora!”



VIDEOS
EscolaPM's Dia Mundial da Filosofia album on Photobucket
Prof. Alfreda  Fonseca
Prof. Rui Miguel Martins


No âmbito do 1º centenário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) a Escola Básica e Secundária Passos Manuel promoveu uma série de atividades sobre a Grande Guerra que deixou profundas cicatrizes na sociedade portuguesa.


Exposição comemorativa do Centenário da Grande Guerra

Foi pedido aos alunos do 6ºC e F, 9ºA, B, C, D e E e do 12ºC, pelos professores das disciplinas de História, Geografia e Tecnologias da Imagem, que fizessem cartazes sobre vários aspectos da Grande Guerra, tais como: as causas da 1ª Guerra Mundial, as armas utilizadas, o papel das mulheres na Guerra, as consequências para Portugal, a arte durante a guerra, entre outros. Cartazes que foram expostos na exposição organizada pelo grupo de História em articulação com o CRE, desde dia 10 até dia 19 de Novembro.


Reflexão e Debate " Saúde na I Guerra Mundial"

              
Orador Dr. João Neto, Diretor do Museu da Farmácia

No dia 11 de Novembro a nossa Escola teve a honra de receber o Dr. João Neto, director do Museu da Farmácia, que cedeu um pouco do seu tempo para vir falar sobre a “Saúde na 1ª Guerra Mundial”. Foi uma palestra muito elucidativa e complementou o conteúdo programático leccionado em História.

Os alunos tiveram, também, oportunidade de visionar, no auditório, dois filmes franceses relacionados com o tema: Feliz Natal de Christian Carion e Um Longo Domingo de Noivado de Jean-Pierre Jeunet. (12 e 13 de Novembro, respectivamente)

Em Feliz Natal, Christian Carion relembra-nos que não foram os soldados quem escolheu a Guerra, nem mesmo os que foram educados desde pequenos para odiar o inimigo contra o qual vieram a lutar mais tarde, e que no Natal até alemães e franceses em plena guerra esquecem as hostilidades e festejam juntos este feriado.

Um Longo Domingo de Noivado retrata a mesma situação que muitos sofreram nesta Guerra medonha: rapazes novos prestes a casar, pais, maridos, filhos, irmãos… todos enviados para o mesmo matadouro. Muitos morriam, a maior parte enlouquecia ou perdia bocados de si. Poucos eram os voltavam a casa inteiros física e mentalmente, e mesmo uma parte desses contraiu a gripe espanhola no regresso a casa. A história passa-se pouco tempo depois da Guerra e conta a história de uma jovem que usa todos os recursos ao seu alcance para reencontrar o seu amado que diziam ter morrido na guerra, enquanto gravava «MMM» num bocado do que havia sido uma árvore, por ter calçada uma luva vermelha que serviu de alvo para o «albatroz» sobrevoava a zona.


Exercício de interpretação dos alunos do 12º E (Curso de Teatro) "Desamparados como as crianças e experientes como os velhos..."
Professor responsável: Fernado Rebelo

Para encerrar o programa, o 12ºE (curso de teatro) apresentou Desamparados como as Crianças e Experientes como os Velhos…, um exercício de interpretação encenado pelo professor Fernando Rebelo, no dia 14 deste mês.

A turma do 10ºC que assistiu à peça, mencionou no seu relatório que as grandes vítimas da guerra foram representadas por alguém que através do seu silêncio conseguiu perpetuar no tempo e no espaço o sofrimento de uma marca inesquecível da guerra. Foi igualmente interpretado o poema “O menino da Mãe” de Fernando Pessoa, em homenagem ao jovem soldado que foi para a guerra e não voltou mais.

A maioria dos alunos que foram ver esta peça gostou muito, sobretudo de ver os colegas a participar com tanta força e empenho. Alguém disse, “gostou muito porque com esta peça vi coisas novas sobre a 1ª Guerra Mundial”. Obrigada 12ºE por nos mostrarem o vosso fantástico trabalho.

Autora: Francisca Pires nº8, 9ºA



AGRUPAMENTO BAIXA-CHIADO
- BOLETIM DE ATIVIDADES Nº 2




PALESTRA “VAMOS FALAR SOBRE O ESPAÇO” CENTRO CIÊNCIA VIVA

No âmbito da disciplina de Física e Química, realizou-se no dia 10 de Outubro de 2014, no nosso Auditório, a Palestra “Vamos falar sobre o Espaço” pelo Engº Nuno Loureiro.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito da iniciativa “O Espaço vai à escola-Semana Mundial do Espaço-ESERO-Ciência Viva”.


A Palestra visou proporcionar o acesso a informação aos alunos, de modo a facilitar a construção e a consolidação de conteúdos e ainda estimular o espírito de investigação.
Estiveram presentes as turmas 7º D, 8º A, 9º A, 10º A e 10ºD, acompanhados pelos professores Teresa Mendonça, Mónica Oliveira, Maria José Samora, Heloísa Chitas, Sérgio Lopes e Rui Martins.
Prof. Teresa Mendonça


Aconteceu no Passos Manuel em 2013 / 2014

Julho 2014
ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO


V Fórum  Pedagógico  TEIP - PASSOS  XXI
Almoço / Convívio com a participação do 11º Ano Turma E - fotografias facultadas pela Professora Alfreda Fonseca


3º Período
Exposição de trabalhos de Educação Visual

Autorretratos / Memória Futura

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem



No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano, e integrados no projeto "A Cor e a Memória", os alunos do 9º Ano Turmas A, C, D, desenvolveram trabalhos de investigação em Tecnologias da Imagem no âmbito da Arte e seguidamente de pintura de autorretratos em Educação Visual. As obras estiveram patentes na Escola Passos Manuel na semana de encerramento do ano letivo 2013/2014.

Parabéns aos "Artistas"!
Até à vista!

Prof. Isabel Martins


Turismo em Cascais
20 de Junho


O 10ºF, turma do Curso Profissional de Turismo, fez duas visitas de estudo, acompanhados pelas Docentes Maria Antónia Alvaredo e Simone da Silva Oliveira, uma a Sintra e outra a Cascais e sobre elas, os alunos fizeram dois vídeos.
Este que se apresenta é o da visita de estudo a Cascais.
Momentos bem passados, culminando um ano de trabalho!
Prof. Isabel Martins

RadioNovela "Estrelas com Pão"


A RadioNovela "Estrelas com Pão", criada na aula de Voz da Professora Inês Nogueira, inspirou-se nos programas antigos de radio como os Parodiantes de Lisboa. Mas, ao contrário dos programas de radio de antigamente, este programa é todo criado pelas vozes e talento dos alunos do 11ºano-turma E: "Os ArtisTógatos" e para ser transmitida, assim que possível, na "Radio Passos Manuel: Onde a Musica é a Granel".
Prof. Inês Nogueira

Canoagem
6 de Junho


Acompanhados pela Diretora de Turma Professora Alfreda Fonseca e pelos Professores Orlanda Oliveira e Hugo Catarino, o 10º A foi em 6 de Junho numa "expedição" à canoagem no Estádio Nacional, em que todos ficaram molhados pela chuva intensa desse dia. Nada que impedisse os alunos de aprender e de se divertirem. Na realidade... era apenas um pouco mais de água...
 A visita de estudo foi um sucesso!
Prof. Isabel Martins


Aula Extraordinária
5 de Junho



No dia 5 de Junho o 10º A, turma de que é Diretora de Turma a Professora Alfreda Fonseca,  teve uma aula extraordinária.... Foi a Mãe da Sara que lhes deu a aula! E que excelente aula! Genética, que os alunos ouviram com a maior das atenções.
Obrigada!
Prof. Isabel Martins


Fausto
26 e 27 de Maio | 2, 3 e 9 de Junho - 15h


  Espetáculo do turno 1 de Movimento da turma do 10º ano do CPArtes do Espectáculo.

Prof. Fernando Rebelo

Atelier de Cinema - 100 anos de Juventude
11 e 18 de Maio






No âmbito do Atelier de Cinema, 100 anos de Juventude, realizou-se nos dias 11 e 18 de Maio (das 9h00 às 17h30) a rodagem do filme-ensaio. As filmagens decorreram no Miradouro de S. Pedro de Alcântara e algumas ruas do Bairro Alto.

O tema trabalhado este ano - pelos alunos franceses, portugueses, italianos, espanhóis, ingleses, alemães, brasileiros, cubanos e austríacos - foi o "Plano-sequência".

O filme resultante será apresentado na Cinemateca Francesa em Paris, no encontro das escolas envolvidas neste projeto, entre os dias 4 e 7 de Junho de 2014.
Prof. Isabel Zagalo


Concurso de Leitura Expressiva
29 de Abril - 7 de Maio


Apresentação dos alunos do 9º Ano e CEF3 - Vencedor o aluno do 9º Ano Turma C João Arantes


Teve lugar em Abril o Concurso de Leitura Expressiva da Escola Básica e Secundária Passos Manuel a que concorreram alunos dos 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e do ensino Secundário.
Integrada na Sessão Solene de encerramento das Atividades da Semana das Línguas em 7 de Maio,  de que foi responsável o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos, a entrega dos prémios aos vencedores do Concurso e dos certificados a todos os alunos que representaram a sua turma esteve a cargo do nosso Diretor do Agrupamento.



Parabéns a todos!
Prof. Isabel Martins

2º Período


PANOS - Os Anjos Tossem Assim
3 de Abril - 21h | 4 de Abril - 11h


Sinopse
1. Um terraço onde convivem vontades diversas. Um terraço povoado de vidas. Uma cidade em estado de sítio. A gaivota morta e o peixe que não o chega a ser.
Um Chefe de uma Nação que pode ser em qualquer parte.
Uma raiva que vai crescendo e que dispara para todos os lados: para os amigos, para a namorada e que há-de avolumar-se até chegar à solução que faz lembrar o atentado de Sarajevo contra o arquiduque e que despoletou a chamada 1ª Guerra Mundial da qual decorrem atualmente 100 anos.
Memórias.
O Teatro dentro do teatro.
A gaivota empalhada – impedida de voar. A metáfora da liberdade tolhida? Aqueles atores forçados a uma representação que não lhes dá voz própria, que não lhes dá asas?
Jó, Nina, Eva, Fred, Piotr e Ana – atores à força.
Eles arrotam assim. A água que ingerem força-os a isso. Sem vontade.
2. Um desafio. Pôr em cena estas personagens, este texto. Com os recursos mínimos.
Construir um espetáculo com vontades, apenas. A vontade de que o Teatro nesta escola possa voar para além do Curso Profissional de Artes do Espetáculo e se torne num momento de união dos vários alunos que a frequentam.
3. E assim vão tossindo os anjos...

Ficha Artística:
De: Sandro William Junqueira
Encenação: Fernando Rebelo / Leonor Carrilho
Espaço cénico: Fernando Rebelo / Leonor Carrilho
Operação de Luz: Fernando Rebelo
Ambiente sonoro:
Leonor Carrilho
Design Gráfico: Adriano Filipe
Vídeo: 3VilGenius
Interpretação: Ana Bento/Ana Mara Silva/ Daniel Matos/ Daniel Mendes/ Fábio Andrade/
Fátima Ves/ Inês Cláudia Nunes/Jéssica Gomes / Leonardo Simoa/ Marta Pina / Miguel Cor- reia /Nádia Rodrigues/ Pedro Martins/ Raquel Vieira/ Rui Ribeiro
Produção: Liceu Passos Manuel/ Fernando Rebelo / Leonor Carrilho / alunos do Curso Profis- sional de Turismo

60 Min./ M 12

Os Anjos Tossem Assim - Folha de sala
Prof. Fernando Rebelo, Prof. Leonor Carrilho


Apresentação do Orçamento Participativo Escolar a alunos do 8º Ano
21 de Março


No Liceu Passos Manuel, decorreu uma aula muito especial: os alunos de uma turma do 8.º ano tiveram oportunidade de saber em que consiste o Orçamento Participativo (OP) Escolar e como podem apresentar as suas ideias para Lisboa.
Notícia C.M.L.


Exposição de trabalhos de Educação Visual

ARTE

Articulação História / Educação Visual / Tecnologias da Imagem


No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativos a Discurso, os alunos do 9º Ano Turmas A, C, D, desenvolveram trabalhos de investigação em Tecnologias da Imagem e seguidamente de pintura "à maneira de…" enquadrada no programa de História, que se apresentam.


A exposição esteve patente na Escola-sede em Março/Abril de 2014.
Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Martins



Visita de estudo ao Teatro
18 de Março de 2014

Companhia de Teatro O SONHO
http://www.osonho.com/
O Sonho no Facebook

No dia 18 de março de 2014, as turmas do 9º ano da escola Passos Manuel foram assistir a uma peça de teatro que decorreu no Auditório do BES, no Cais do Sodré.

Os alunos, acompanhados por alguns professores, saíram da Escola pelas 9h50m e chegarem às 10h00m ao destino. A peça intitula-se “Os Lusíadas (de Calções)” e foi representada pela Companhia O Sonho. O autor do texto da peça assistida é Né Campelo e o encenador Ruy Pessoa.

O espetáculo é uma comédia escrita com o propósito de homenagear o maior escritor lírico e épico de Portugal (e na opinião de muitos, do mundo), Luís de Camões. Com esta peça, a companhia O Sonho conseguiu que os jovens do Passos, que estudam de momento o texto “Os Lusíadas”, o compreendam melhor e gostem do mesmo. O texto, abordando de uma forma rápida o original e com um estilo leve, juvenil e algo corriqueiro, percorre a epopeia de Camões dando especial relevo à narrativa da viagem desde a partida dos marinheiros da praia de Belém até a chegada à Índia, passando por Mombaça, Melinde e por fim, fazendo o retorno à Pátria Lusitana, sem esquecer antes a Ilha dos Amores. O texto fez rir bastante os alunos, apresenta-nos uns Lusíadas atuais, satirizando, por vezes, excessivamente (na opinião de alguns) os povos estrangeiros e (des)tratando alguns episódios do original. No fim do espetáculo, alunos e professores regressaram à Escola, chegando por volta das 13h30 para desfrutarem do seu almoço.

Na minha opinião, a peça obteve os seus frutos, pois ajudou muitos alunos a perceberem o magnífico poema épico do Renascimento e até a gostarem, pois apesar de Camões escrever de uma forma muito lírica e o texto ser muito extenso, o poeta apenas quis exaltar o(s) valor(es) do povo português, que nos tempos de hoje necessita(m) de ser novamente lembrado(s).

João Duque Nº 11, 9º A


Escola Segura na Escola
26 de Fevereiro de 2014

Fotos e vídeos realizados pelos alunos do 9º Ano Turma C
Joana Gonçalves e João Arantes

As Equipas do Programa Escola Segura da 1ª Divisão, levaram a efeito dia 26 de Fevereiro de 2014, a partir das 09H30, na Escola Básica e Secundária Passos Manuel diversas atividades no âmbito do Carnaval devidamente articuladas com a Direção do estabelecimento de ensino, nomeadamente:
  • Ações de Sensibilização com a temática “Bombas de Carnaval” - ministradas por Equipa do Programa Escola Segura da 1ª Divisão e por Equipa do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança a Subsolo a Turmas 3º Ciclo e do Secundário;
  • Demonstração de Meios - demonstrações realizadas por Equipa de Intervenção Rápida da 1ª Divisão e demonstração realizada pelo Grupo de Operações Cinotécnicas da Unidade Especial de Polícia.
  • Exposição de Meios: exposição de meios estáticos, composta por veículos de duas e quatro rodas, incluindo motos da Divisão de Trânsito da PSP, dois “Roll Up” do MIPP da PSP e Placar Policia Ladrão.
  • Distribuição de Panfletos - distribuição de panfletos sobre diversas temáticas com especial relevância do Carnaval em Segurança aos alunos e a pais.
Os alunos aderiram bem às atividades propostas e foi um dia muito instrutivo e bem passado.
Prof. Isabel Martins (D.T. 9º C)


Exposição ‘Marta & José’ no Camões, IP

26.02.2014

São desenhos, pinturas, colagens, bonecos, maquetas e montagens. Foram feitos por alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares. E podem ser vistos nas instalações do Camões, IP, no nº 3 da rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, entre 25 de fevereiro e 11 de março.

As obras dos jovens artistas estão integradas na exposição ‘Marta & José,’ uma iniciativa da Plataforma LX, que convida o público a percorrer as ruas de São José e Santa Marta, em Lisboa, e «descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro» de Lisboa.

Com efeito, obras criadas pelos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico São José e Luísa Ducla Soares «saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona» em cerca de 60 locais, afirmam os organizadores.

A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada e financiada pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objetivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José/Santa Marta.

Através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, aquela plataforma em linha pretende dar um contributo à «aquisição e sensibilização de novos públicos» para a arte contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

Ao acolher a exposição, o Camões, IP, dá sequência  à parceria celebrada com a Plataforma LX, que prevê a participação deste instituto público em atividades viradas para a comunidade do bairro de Lisboa em que está sedeado.


EXPOSIÇÃO ‘MARTA & JOSÉ’
24 DE FEVEREIRO – 11 DE MARÇO
MONTRAS DE SÃO JOSÉ & SANTA MARTA

 A Plataforma LX convida-o a vir percorrer as ruas de São José e Santa Marta e descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro. As obras criadas pelos alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona, bem como o espaço do Camões – Instituto da Cooperação de da Língua, na Rua Rodrigues Sampaio, 3. Esta exposição é um circuito pelas ruas deste bairro que pode ser visitada a qualquer hora do dia, durante duas semanas.
rua
Projeto financiado por – Programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa | Apoio - Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado,
Comércio Tradicional de São José e Santa Marta | Parceria - Camões - Instituto da Cooperação e da Línga, I.P., Junta de Freguesia de Santo António, Dress for Success


A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada pelo programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objectivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José / Santa Marta (eixo), através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, que contribua para aquisição e sensibilização de novos públicos e uma aproximação da mesma à Arte Contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

www.plataformalx.pt

rua



Exposição de trabalhos de Educação Visual

PERSPETIVAS

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem


No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 9º Ano relativas a Técnicas os alunos
desenvolveram as suas próprias propostas, que se apresentam.


A exposição esteve patente na Escola-sede até final de Fevereiro de 2014.

Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Martins

103º Aniversário da Escola Passos Manuel
no atual edifício
9 de Janeiro de 2014

Cartaz: Prof. Isabel Martins

103 Aniversário da Escola Passos Manuel - Reportagem TVI no Jornal das 8



1º Período


MY CITY, MY EUROPE, OUR FUTURE
Poster
(clique para aumentar)

TÍTULO DO PROJECTO: “My city, my Europe, our Future”
COMPOSIÇÃO DA PARCERIA : COLEGIO CORAZÓN DE MARÍA (ESPANHA/GIGÓN); ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA PASSOS MANUEL (PORTUGAL/LISBOA); ENSEMBLE SCOLARIE SAINT GENÈS (FRANÇA/BORDEAUX); GYMNÁZIUM, PRAHA 2, BOTICSKÁ 1 (REPÚBLICA CHECA /PRAGA); GOETHE-SCHULE BOCHUM, STÄDTISCHES GYMNASIUM (ALEMANHA/BOCHUM).
RESUMO DO PROJETO: O projeto Comenius intitulado “My city, my Europe, our Future” está enquadrado numa Parceria Multilateral entre Escolas, subsidiado pela Agência Nacional PROALV, com a participação de 5 escolas de diferentes nacionalidades, cumprindo um ciclo de trabalho de 2 anos de setembro de 2012 a julho de 2014. O projeto é monitorizado pela PROALV em 2 momentos do seu ciclo.

A professora coordenadora deste projeto, Mónica Simão de Oliveira, tem uma vasta experiência em parcerias europeias, acumulando uma experiência de 16 anos, em programas educativos financiados pela UE, complementada pela utilização da plataforma etwinning e pela formação com valor acrescentado europeu, nomeadamente: “Reading the cities” promovida pela organização sueca Tinta Education na região da Toscana/Itália e “Outdoor Education” promovida pela universidade de Linkoping/Suécia.

Este projeto tem como objetivo promover, uma discussão coletiva, centrado na cidadania ativa, apela à participação de Jovens Europeus encarando a nova realidade económica do séc XXI: Passado, Presente e Futuro. É Tempo de crise? Tempo de desafios, ideias e ações. Grande compromisso: Inovação, Sustentabilidade e Solidariedade. No desenvolvimento deste projeto vamos tentar dar visibilidade a cada uma das regiões/cidades/países, através da troca de experiências, considerando que todas as cidades europeias se podem transformar pela ação dos jovens, no âmbito do ambiente, e sustentabilidade social através da inovação, empreendedorismo, voluntariado e novas formas de participação. Este projeto pretende desenvolver produtos inovadores e originais que consigam ter um impacto real não só na cidade como na consciência de cidadania europeia (Vídeo/Exibição fotográfica; Sondagens de opinião aos jovens; Atividades de solidariedade). A mobilidade de estudantes e professores torna-se essencial como forma de promover um futuro coeso baseado na tolerância e respeito por outros povos e nações. A conferência final – Congresso de jovens servirá como ponto de encontro para estudantes e professores, dando espaço ao debate sobre o uso dos produtos e resultados da parceria e às trocas de boas práticas/experiências, promovendo assim um aumento da qualidade dos processos educativos.

Trabalho final da EBS Passos Manuel, elaborado pelas turmas 9º C e 9º E, etapa WHERE WE LIVE

ATIVIDADES E PRODUTOS: As principais atividade e produtos resultantes desta parceria serão carregados após conclusão do projeto, na plataforma europeia European Shared Treasures, para consulta pública seguindo regras e normas muito estritas.
Saliente-se no entanto das várias etapas concluídas, a possibilidade de consulta online no blog
 http://2e2sao5.blogspot.pt/search/label/Comenius:
- Da Apresentação do Agrupamento Baixa Chiado (etapa WHO WE ARE) com recurso a fotos e materiais cedidos pelos representantes dos diversos grupos disciplinares e demais estruturas pedagógicas;
- Do Vídeo da cidade Lisboa (etapa WHERE WE LIVE) com especial ênfase nos elementos urbanos;


A etapa  “HOW WE LIVE” pode ser consultada após inscrição no Pinterest seguindo os links:
FRANCE: http://pinterest.com/rtacomenius/comenius-bordeaux/;
PORTUGAL: http://pinterest.com/quikasimao/comenius-lisboa/;
CZECHREPUBLIC: http://pinterest.com/zuzu247/comenius/;
GERMANY/SPAIN: http://pinterest.com/monterorafael/comenius/ .


Na nossa escola participam alunos de diversas turmas e de diversos anos de escolaridade, sob orientação da equipa pedagógica, nomeadamente dos 8º, 9º, 10º e 11º anos de escolaridade integrando sempre que possível as atividades nas disciplinas curriculares de Matemática, TIC, Língua Portuguesa, Inglês, Educação Visual, Física e Química, Educação Física e Geografia. 

Desta forma a equipa pedagógica necessita de aplicar critérios de seleção na mobilidade de alunos, que se prendem não só com a presença no quadro de honra/excelência mas também com a observação atenta do percurso escolar do aluno, com especial enfoque na participação ativa e na cooperação em diversas atividades propostas no âmbito deste projeto e de outras atividades interdisciplinares, diminuindo sempre que possível o impacto na realização de provas/exames nacionais com data próxima ou coincidente com as mobilidades.
Prof. Mónica Simão de Oliveira


Desporto Escolar



Os Alunos e os Professores do Passos andam a passo mas não só...  Eles correm, saltam e jogam defendendo as "nossas cores"!
Assim, realizou-se no dia 14 de Novembro de 2013 uma Maratona de Futsal e em 11 de Dezembro mais um Corta-Mato, provas muito concorridas!


Nos encontros com outras escolas houve ainda a destacar:
Voleibol - Juniores Fem (27/11, na Escola Passos Manuel)
Basquetebol - Juvenis Masc (7/12, na Escola Passos Manuel)
Futsal - Juvenis Fem (7/12, na Escola Azevedo Neves);
Futsal - Juniores Masc (14/12, na Escola Pedro Nunes);
Voleibol - Juniores Masc (14/12, na Escola Passos Manuel).
Podem consultar aqui os resultados:
Resultados Maratona Futsal 2013
Relatório Atividade Voleibol Feminino

Estão todos de Parabéns!
Informação fornecida pelo Prof. Hugo Loureiro


Exposição de trabalhos de Educação Visual

A VISÃO

ILUSÕES ÓTICAS

Articulação Educação Visual / Tecnologias da Imagem


7º Ano Turma V, 9º ANO TURMAS A, B, C, D
No âmbito das Metas /Objetivos Gerais definidos para o 7º Ano turma V e 9º Ano relativos a Representação, os alunos, partindo de obras da sua preferência realizadas por artistas como Maurits Escher, Josef Albers, Victor Vasarely, Bridget Riley, Richard Allen e outros, desenvolveram as suas próprias propostas, que se apresentam.
A exposição esteve patente na Escola-sede até meados de Janeiro de 2014!

Parabéns aos "Artistas"!
Prof. Isabel Zagalo e Prof. Isabel Martins


Aconteceu no Passos Manuel em 2013 / 2014